Workshop Teatro Físico

Carga horária: 8h
Ministrante: Fábio Vidal
Cidade: São Paulo
Dias / Horário: 21 e 22 de Setembro / 10h30 às 13h00
Local: Teatro da Itália
(Av. Ipiranga, 344, República - São Paulo/SP)Período de Inscrição: Até dia 19 de Setembro
Inscrição: Gratuita através do site www.territoriosirius.com.br

A ficha deve ser baixada, preenchida e enviada para o email: territoriosirius@gmail.com


1. EMENTA E OBJETIVO GERAL
O Workshop constará de trabalhos pré-expressivos de lapidação do bios cênico do Atuante prevendo aumento de repertório e estudo de possibilidades cênicas. Na prática viveremos dois momentos de aula: inicialmente será pesquisado "a dramaturgia do corpo" e em seguida "o corpo no espaço". O ator como experimentador de si mesmo, buscando caminhos que possam ampliar seu universo pessoal de ações físicas e vocais.
Este Workshop está pautadoa no modo único e particular de expressividade do Atuante (o agente da cena), buscando uma autonomia cênica e um resultado de trabalho que condigam com seus anseios e urgências éticas, filosóficas e artísticas. Objetiva estimular o processo criativo, do ator – dançarino – circense – performer, através da abordagem de diversas práticas para desenvolvimento e aprimoramento de princípios, técnicas e qualidades expressivas, que instrumentalize o Atuante para a apresentação pública.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Estudo da presença cênica, prontidão, Sats, estado de atenção.
  • Pesquisa de variações rítmicas e de nível.
  • Instauração de um espaço tempo de experimentação e es tudo corporal-cênico.
  • Estudo do Olhar, Foco.
  • Consciência corporal.
  • Expressão vocal: Oralidade, fluência verbal, articulação, sensibilização, projeção colocação.
  • Lapidação dos seguintes princípios expressivos: Fluência, Integridade, Forma, Desenvoltura.
  • Estudo do espaço, dramaturgia do corpo e dramaturgia da cena.
  • Improvisação livre baseada em estímulos sonoros, visuais, sensoriais, olfativos e intelectuais.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Centro do corpo. Impulsos. Equilíbrio.
  • Isolamentos físicos - Metonímias corporais: A parte pelo todo, o todo como parte. A coluna. O corpo como meio de energias. Vetores corporais. Divisão do corpo em conexões.
  • Respiração. Coordenação de movimentos e fluxo respiratório. Pausas respiratórias e ecos no movimento. Abertura e fechamento do corpo e sua conexão com movimentos.
  • Dramaturgia do Ator: Gama de tensão, isolamentos físicos, elementos de repetição, hiatos, o erro como base de criação, movimentos circulares e retos (Yin e yang), desconstrução do gesto, sinônimos e antônimos gestuais.
  • Estudos espaço-temporais: Direções e Níveis. Ritmos, Variação de velocidades. Pausas. Acelerações e desacelerações.
  • IMPROVISAÇÃO – Técnicas de improvisação. Capoeira teatral. Improviso por estímulos diversos. O ouvir, estados de prontidão, imaginação, fluxo oral. Fluxo livre. Fabulação. Desenvolvimento de possibilidades expressivas
  • RAiz – Ritmo, ligação céu-terra, oposição, resistência, impulso, foco, coordenação, estudo de possibilidades corporais, variação rítmica, leveza, respiração, isolamentos. Direções espaciais. Pausas.
  • HIPERTENSÃO e RELAXAMENTO: Percepção Física, tensão, relaxamento, consciência corporal